O
que é Pop Art
Marilyn Monroe, de Andy
Wharhol
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Se a arte tem como conceito imitar a vida,
a pop arte cumpre esse papel com excelência.
A Pop Art foi um movimento inspirado na
cultura de massa, ou seja, popular, essa vertente transformava temas do
cotidiano em obras, refletindo de maneira criativa e ácida os traços e
contornos da sociedade de consumo.
Surgiu no final dos anos 50, foi nos
Estados Unidos e na Inglaterra que ela teve destaque. Suas raízes provém do
dadaísmo de Duchamp (a utilização do non-sense ou falta de sentido que pode ter
a linguagem, como na fala de um bebê) e tinham como objetivo fazer oposição ao
expressionismo abstrato, que predominava desde o término da Segunda Guerra
Mundial, trazendo a tona o conceito de arte figurativa.
Uma das principais características da
pop arte era a crítica irônica que fazia a sociedade, por meio dos objetos de
consumo. Temas da publicidade, quadrinhos, ilustrações entre outros, eram
constantemente utilizados como inspiração para compor sua trajetória no mundo
das artes.
Impossível falar de pop arte sem citar
Andy Wharhol, com uma visão irônica e ácida do mundo, ele costumava fazer
serigrafias e retratos seriados sobre telas de mitos como Marilyn Monroe, Pelé,
Elizabeth Taylor, Jacqueline Kennedy e Elvis Presley. O que possibilitou que
ele mostrasse sua concepção da produção mecânica da imagem em substituição ao
trabalho manual.
Além de Andy Wharhol, outros artistas
como Robert Rauschenberg, Roy Lichtenstein, Andy, Cleas Oldenburg, Georges
Segal, também ajudaram a construir a história da Pop Arte.
O Brasileiro Romero Britto é considerado um ícone da cultura pop,
tem criado obras-primas que invocam o espírito de esperança e transmitem uma
sensação de aconchego, colecionadores e admiradores a chamam de “arte da cura”.
Sua arte contém cores vibrantes e
composições ousadas, criando graciosos temas com elementos compostos do
cubismo. Britto tem suas pinturas e esculturas presentes nos cinco continentes
e em mais de 100 galerias no mundo.
A Pop arte continua
atual e é um recurso muito utilizado em publicidade.
A campanha “Yes, we can!” de Barack
Obama para a corrida presidencial nos EUA, teve a utilização de recursos do
“pop art” e representou uma inovação na comunicação visual de campanhas
políticas, evidenciou o aspecto jovial de Obama em contraposição ao
septagenário John McCain. A campanha de Obama causou forte impacto no mundo
inteiro, levou prêmios e obteve a resposta esperada: vitória nas urnas.
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