IMPORTANTE

Turma do 8º ano,

O site indicado no livro de vocês foi hackeado.

NÃO CLIQUEM em nada na página que está aparecendo.

Não entrem mais em sites sugeridos, principalmente esse.

Entrarei em contato com a editora, mas eles vão tirar a indicação somente na próxima edição.

Obrigada aos alunos que me avisaram.


Espero a compreensão de cada um pois, infelizmente a internet é um universo amplo de informações, mas nem sempre confiável.


Abraços

Vanessa

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Artes - Juan Gris

Juan Gris

Juan Gris nasceu em Madrid, no ano de 1887, e foi um reconhecido pintor e escultor, muito apreciado pela sua versatilidade e por ser um dos principais arautos do estilo cubista espanhol, o gênero artístico tornado famoso pelo seu conterrâneo Pablo Picasso.
José Victoriano (Carmelo Carlos) González-Pérez é seu nome de batismo, tendo escolhido o pseudônimo Juan Gris pouco antes de se mudar para Paris em 1906, seguindo as pisadas de Picasso. A decisão de ir para Paris aconteceu depois de ter estudado pintura com José Maria Carbonero.
Em Paris, no ano de 1906, tornou-se amigo de Matisse, Braque e Léger e foi admitido na famosa escola "Bateau Lavoir" com artistas como Picasso. Considerado o "terceiro mosqueteiro" do Cubismo, seguindo Picasso e Braque, Juan Gris ficou conhecido pelo retrato cubista de Picasso que pintou em 1912, uma obra emblemática do gênero cubista que o catapultou para a fama. Realizou a partir daí inúmeras exposições.
Apesar de ter começado pintando no estilo analítico do Cubismo, Juan Gris passou a ser um poderoso intérprete do estilo sintético, a partir de 1913. Ao contrário das obras essencialmente monocromáticas de Picasso e Braque, Juan Gris pintava com cores mais vivas e harmoniosas, mais ao estilo do seu amigo Matisse.
Juan Gris morreu jovem, em 1927, aos 40 anos, vítima de falência renal. Deixou uma esposa e um filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário