
Entre as peças estão 33 obras de Pablo Picasso, 17 de Georges Braque, 14 de Fernand Léger e 14 de Juan Gris. (Foto: Evan Agostini / AP)
Leonard A. Lauder, magnata da indústria de cosméticos, doou ao Metropolitan de Nova York uma impressionante coleção de obras de arte cubistas. A doação, que ocorreu nesta última terça-feira (9), reúne 78 trabalhos, entre esculturas, pinturas e desenhos, e está avaliada em 1 bilhão de dólares – cerca de 2 bilhões de reais.
Algumas das peças são de autoria dos maiores nomes do movimento – entre elas 33 são de Pablo Picasso, 17 de Georges Braque, 14 de Fernand Léger e 14 de Juan Gris. Agora com o acervo mais robusto, o MET se torna um museu de peso ainda maior já que possui mais obras das vanguardas europeias do início do século XX. Ele se equipara a instituições como Museum of Modern Art, o MoMA, também de Nova York, o State Hermitage Museum, em São Petersburgo, e o Centro Georges Pompidou, em Paris.
Diversos museus do Estados Unidos tinham interesse pela coleção, inclusive a National Gallery de Washington, mas por Lauder ser nova-iorquino as peças acabaram ficando em sua cidade natal. “O presente de Leonard transformará o Metropolitan”, disse Thomas Campbell, diretor executivo do MET, ao jornal The New York Times. “Este é um presente extraordinário para nosso museu e nossa cidade”, completou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário