As suas telas, sempre figurativas, apresentam formas com volumetrias acentuadas e simplificadas, geralmente reduzidasa volumes primários, como cones e cilindros, acentuados por uma vigorosa modelação, denunciando a sua formaçãoinicial em arquitetura e o fascínio pela civilização industrial do século XX, pelas transformações culturais asseguradaspela nova tecnologia e pelas formas das máquinas e da construção.
A sua obra mais conhecida foi realizada após a Primeira Guerra Mundial (na qual Léger participou), durante os anos 20 e30. As pinturas apresentam geralmente figuras humanas maciças e magestosas, em posições rígidas, e que ganham ocarácter de ídolos. Procuram a unidade expressiva e o equilíbrio através da conciliação de contrastes de cores e deformas e revelam uma acentuada representação espacial.Em 1940 Fernand Léger viaja para Nova Iorque, voltando paraParis em 1945.
Nos seus últimos trabalhos verifica-se a tendência para a separação do desenho e da cor. A cor forma uma composiçãoabstrata e independente do desenho, definido por grosas linhas pretas de espessura uniforme.
Para além da obra pictórica, desenvolveu trabalhos importantes nas áreas da escultura cerâmica, do desenho, datapeçaria, do teatro e do cinema. Elaborou os cenários para o Ballet Mecânico.
Morreu em 1955, em Gif-sur-Yvette.
Nenhum comentário:
Postar um comentário