IMPORTANTE

Turma do 8º ano,

O site indicado no livro de vocês foi hackeado.

NÃO CLIQUEM em nada na página que está aparecendo.

Não entrem mais em sites sugeridos, principalmente esse.

Entrarei em contato com a editora, mas eles vão tirar a indicação somente na próxima edição.

Obrigada aos alunos que me avisaram.


Espero a compreensão de cada um pois, infelizmente a internet é um universo amplo de informações, mas nem sempre confiável.


Abraços

Vanessa

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

A PRIMEIRA GRANDE GUERRA- BATALHA DE YPRES

Primeira Batalha de Ypres, também chamada de Batalha de Flandres, foi a última grande batalha do primeiro ano da Primeira Guerra Mundial (1914).
Em outubro de 1914 ocorria a estagnação da frente ocidental entre Lille, norte da França, e os montes Suíços, devido a erros cometidos pelo comando alemão no início da ofensiva em setembro e também por problemas logísticos enfrentados pelo Exército Alemão.
Após o fracasso da ofensiva alemã na Primeira Batalha do Marne, os exércitos oponentes realizaram diversas tentativas de se flanquearem mutuamente, fase da guerra que ficou conhecida como Corrida para o mar, e que levou à formação de uma extensa linha de defesas em toda frente ocidental.
O Alto-Comando Alemão diante dessa situação, decidiu lançar uma última ofensiva no outono de 1914. Foi selecionado o flanco direito de sua frente de combate, região de Flandres na Bélgica, para o emprego das forças alemães recém-recrutadas, com no máximo seis semanas de treinamento e inexperientes no combate. O objetivo da ofensiva era romper o dispositivo inimigo, e assegurar dessa forma a vitória sobre os aliados, que escapava rapidamente.

Resultado Final

Com o fracasso final da ofensiva em Ypres, em 18 de novembro, os dois Exército Alemães resolveram adotar a guerra de posição. No total, a Batalha de Ypres consumiu mais de 100 000 homens do Exército Alemão, entre tropas veteranas e voluntários recrutados, e também muitos de seus comandantes. Nenhum avanço significativo foi realizado em nenhum dos ataques realizados, e a frente se manteve estável no corte do Rio Yser e de seu canal ao sul.
As tropas aliadas também sofreram pesadas perdas, e a batalha de Ypres é lembrada na Inglaterra como a batalha que consumiu o poder de combate da Força Expedicionária Britânica. Do lado francês as coisas também não foram melhores. O único resultado positivo para os aliados, apesar das pesadas baixas sofridas, foi ter evitado o rompimento da frente de combate no setor norte da Frente Ocidental.

Ficheiro:Race to the Sea 1914.png

Nenhum comentário:

Postar um comentário