IMPORTANTE

Turma do 8º ano,

O site indicado no livro de vocês foi hackeado.

NÃO CLIQUEM em nada na página que está aparecendo.

Não entrem mais em sites sugeridos, principalmente esse.

Entrarei em contato com a editora, mas eles vão tirar a indicação somente na próxima edição.

Obrigada aos alunos que me avisaram.


Espero a compreensão de cada um pois, infelizmente a internet é um universo amplo de informações, mas nem sempre confiável.


Abraços

Vanessa

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Paul Cézanne_ARTES

Paul Cézanne foi um importante pintor francês. É considerado um artista de transição entre o Impressionismo do final do século XIX e o Cubismo do início do século XX. É, portanto, um dos precursores da Arte Moderna.
Ele nasceu na cidade de Aix-en-Provence (França) em 19 de janeiro de 1839 e morreu em 22 de outubro em 1906.

De 1864 a 1870 divide o tempo entre Aix e Paris, fazendo uma pintura empastada, de técnica quase brutal e, freqüentemente influenciada por Veronese e Delacroix, pela composição barroca.

De 1874 a 1877 Cézanne participou das exposições impressionistas, mas sua real ambição era ser aceito no famoso Salão anual, em que a crítica especializada reunia aqueles que ela considerava como os principais artistas. Cézanne, contudo, era sistematicamente rejeitado.

Diante da hostilidade do público, da crítica e mesmo de alguns de seus colegas impressionistas, Cézanne volta a Aix, indo raramente a Paris. Em 1886, rompe com Zola, por sentir-se retratado no romance "A obra", no personagem de um pintor fracassado.

Cézanne passa a preferir o isolamento, pintando em lugares como Medan, La Roche Guyon e Gardanne, onde sua obra atinge a maturidade, ao incorporar a experiência impressionista à conclusão de que a pintura é produto de uma reconstrução da natureza feita através de um raciocínio lógico.

Depois que os pais morrem, instala-se, em 1898, numa pequena casa de Aix, onde vive solitário com uma velha governanta. Sua arte atinge o auge da depuração nas paisagens de, por exemplo, "O grande pinheiro", que pode ser admirada na coleção permanente do Museu de Arte de São Paulo - MASP.

Dedica-se, então, a reconstruir a arte dos grandes classicistas, modulando a cor em curtas pinceladas para dar a impressão do volume. Cézanne seria reconhecido pela crítica, por seus contemporâneos e pela posteridade por sua capacidade de executar uma arte que é, antes de tudo, "coisa mental", fundada em valores despidos de ornamentalismos, ao mesmo tempo que expressa o desenho e a construção rigorosa. Ele é o verdadeiro fundador da arte moderna.

Estilo Artístico (principais características de suas obras):
-Suas obras havia a Valorização no uso das cores, Inovação no uso da perspectiva;Variação entre sombra e luz; Composições fora do comum; Simplicidade de motivos;  Uso de formas geométricas (principalmente na fase cubista).
Principais obras
 Maças e laranjas (1895-1900)

Retrato de Louis-Auguste Cézanne, o pai do artista (1866)
- A casa do enforcado (1873)
- Autorretrato com um chapéu de palha (1875)
- O degelo em Fontainebleau (1879)
- Maças e laranjas  (1895 - 1900)
- Uma velha com um rosário (1895 - 1896)
- Monte Saint-Victoire (1898).

Nenhum comentário:

Postar um comentário