IMPORTANTE

Turma do 8º ano,

O site indicado no livro de vocês foi hackeado.

NÃO CLIQUEM em nada na página que está aparecendo.

Não entrem mais em sites sugeridos, principalmente esse.

Entrarei em contato com a editora, mas eles vão tirar a indicação somente na próxima edição.

Obrigada aos alunos que me avisaram.


Espero a compreensão de cada um pois, infelizmente a internet é um universo amplo de informações, mas nem sempre confiável.


Abraços

Vanessa

quinta-feira, 13 de junho de 2013

ATUALIDADES

Proibição de dinheiro em ônibus ainda causa polêmica em Santos, SP

No primeiro dia em que os ônibus municipais de Santos, no litoral de São Paulo, não aceitariam mais passagens pagas em dinheiro, muita gente ainda resistiu à determinação e não usou o cartão transporte. Os motoristas, que deixariam de exercer dupla função, tiveram que novamente cobrar as passagens.

A proibição do dinheiro dividiu opiniões nesta quinta-feira (23). "Eu, que não trabalho e não utilizo ônibus frequentemente, não tenho necessidade de ficar carregando o cartão", diz a dona de casa Gislaine dos Santos. Já a telefonista Andréia Brasil é a favor da medida. "É bom porque evita assaltos dentro do ônibus. Para o motorista também, não demora tanto para dar troco. Para a gente, que utiliza o ônibus, é melhor, bem mais rápido", argumenta.
O motorista Adilson de Araújo acredita que a população ainda vai levar um tempo para se adaptar. "Eu acho que a mudança pode até ocorrer, mas vai demorar um pouco para o pessoal se adequar ao sistema. Hoje muita gente ainda pagou com dinheiro, e eu tenho que cobrar, é ordem da empresa", explica.

O presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) Antônio Carlos Gonçalves explica que o pagamento em dinheitro ainda está sendo estudado. "O Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado pelo Ministério Público foi justamente para avaliar essa exceção, de pessoas que não aderiram ao sistema", explica.

Para usar os coletivos na cidade, o passageiro terá que usar o cartão, adquirido antecipadamente em postos da Viação Piracicabana ou pela internet. Para incentivar o novo sistema, a prefeitura oferece benefícios aos passageiros. Aos domingos, quem pagar a tarifa com cartão, vai ser cobrada meia passagem, e se o cartão transporte não tiver crédito, o passageiro vai conseguir andar de ônibus por pelo menos duas vezes.

Quem não quiser fazer o cartão transporte, pode adquirir o múltiplo, que vem com duas, quatro ou 10 passagens. Nesse caso, quando terminarem os créditos, a máquina do ônibus não devolve o cartão.
Ônibus de Santos não aceitarão mais pagamento em dinheiro (Foto: Reprodução/TV Tribuna)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário