IMPORTANTE

Turma do 8º ano,

O site indicado no livro de vocês foi hackeado.

NÃO CLIQUEM em nada na página que está aparecendo.

Não entrem mais em sites sugeridos, principalmente esse.

Entrarei em contato com a editora, mas eles vão tirar a indicação somente na próxima edição.

Obrigada aos alunos que me avisaram.


Espero a compreensão de cada um pois, infelizmente a internet é um universo amplo de informações, mas nem sempre confiável.


Abraços

Vanessa

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Artes


CALIGRAMA

Caligrama é um tipo de poema visual nomeado e popularizado nos primórdios das vanguardas históricas do século XX, que se expressa através de uma original disposição gráfica do texto escrito, formando uma espécie de pictograma e representando um símbolo, objeto real ou figura que é a própria imagem principal do poema. 

A partir do estudo desse tipo de poema ,passou-se a usar o termo para definir um texto escrito cuja "forma" pretende representar, seu design como complemento ao sentido.

Diferentemente de outros tipos de poemas visuais, como os produzidos pela poesia concreta, abstraindo-se da figura formada, é necessário que possamos compreender perfeitamente o texto resultante para que possamos classificar o poema como caligrama.

Da mesma forma, também o uso de quaisquer recursos figurativos que não pertençam ao mundo da escrita descaracterizam o poema visual como caligrama, cuja origem tem relação com "caligrafia" e ambos relacionados somente ao universo lexical da escrita.

Tendo antecedentes históricos desde a Antiguidade , quando ainda não se dispunha de técnicas para a multiplicação da informação, como a imprensa, o caligrama era simples, não possuía esse nome e, posteriormente, no século XVI, suas possibilidades de composição eram bastante limitadas em função das convenções que tornavam necessário o uso da pontuação e de maiúsculas no início de cada linha.

Sendo assim, fazendo uso de novas liberdades, permitidas por uma mudança das mentalidades em relação às artes e pelas novas técnicas produzidas pela moderna tecnologia, a partir do início do século XX é criado o conceito de caligrama.

Não se sabe ao certo em que momento do início do século XX o caligrama foi reinventado ou quem teria sido o primeiro poeta a usá-lo, mas o feito é frequentemente creditado ao poeta Guillaume Apollinaire, o primeiro a usar a palavra calligramme, em 1918

Seus caligramas, apesar de serem resultantes de uma mentalidade inovadora e impressos com recursos tipográficos avançados, para a época, e de representarem seu objeto de forma ainda objetiva, transmitiam sempre algo de subjetivo, sendo extremamente líricos.




                


                                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário