Fonte Nova, o 3º estádio inaugurado para Copa do Mundo da FIFA
O futebol brasileiro ganhou nesta sexta-feira um novo e moderno estádio. A Arena Fonte Nova, em Salvador, Bahia, é o terceiro estádio a ser concluído para a disputa da Copa do Mundo FIFA 2014 – após o Mineirão, em Belo Horizonte, e o Castelão, em Fortaleza, respectivamente.
A mais famosa casa do futebol baiano, um dos palcos mais tradicionais do futebol brasileiro, passou por uma completa transformação após 32 meses de obras, se tornando uma moderna instalação, com capacidade para receber 48.744 torcedores durante a Copa das Conferações da FIFA, em junho. O estádio será sede de três partidas na competição: Brasil x Itália, dia 16, Nigéria x Espanha, dia 20, ambas pela fase de grupos, além da disputa pelo terceiro lugar, dia 30.  Na Copa do Mundo da FIFA, serão seis jogos.
Estiveram presentes à cerimônia de inauguração a presidente do Brasil, Dilma Rousseff, o governador do Estado da Bahia, Jacques Wagner, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, o prefeito de Salvador, Antônio Carlos Magalhães Neto, além de personalidades e dezenas de  representantes dos 10.000 operários que participaram da construção do estádio.
“Tenho uma palavra para representar meu sentimento sobre esta construção única, que mostra o espírito e a criatividade do povo baiano e do povo brasileiro. Esta palavra é orgulho. Trata-se de uma obra que encanta qualquer um que aqui chega. Esta obra é uma obra de fé e respeito à população de Salvador e de todo o povo brasileiro. Receber a Copa das Confederações e a Copa do Mundo é motivo de orgulho e tenho certeza que aqui neste estádio daremos um show nestas competições”, disse a presidente do Brasil, Dilma Rousseff, durante a cerimônia.
O presidente da FIFA, Joseph S. Blatter, enviou uma vídeo-mensagem parabenizando os baianos pela inauguração da nova arena.
“Estamos muito satisfeitos com o enorme interesse que a Copa das Confederações da FIFA gerou entre os moradores da Bahia e do Brasil. Exatamente um ano atrás, o governador Jacques Wagner veio a Zurique e garantiu que o estádio seria entregue com tempo suficiente para testar as instalações antes da Copa das Confederações da FIFA. Estou muito feliz de ver que estávamos absolutamente certos em depositar nossa confiança nos baianos. Infelizmente não pude comparecer pessoalmente desta vez devido a outros compromissos, mas estou ansioso para visitar a Arena Fonte Nova durante a Copa das Confederações da FIFA, em junho”, afirmou Joseph S. Blatter.
Durante a cerimônia de inauguração do estádio, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, ressaltou que a Arena Fonte Nova representa bem a diversidade do povo brasileiro e a alegria de todos os baianos.
“Salvador tem um estádio com o seu jeito, sua personalidade, sua história e sua diversidade. Acompanhei desde o primeiro momento o esforço para a reconstrução da Fonte Nova, e este esforço esta à altura da dignidade do povo baiano e de sua paixão pelo futebol”, disse o ministro.