IMPORTANTE

Turma do 8º ano,

O site indicado no livro de vocês foi hackeado.

NÃO CLIQUEM em nada na página que está aparecendo.

Não entrem mais em sites sugeridos, principalmente esse.

Entrarei em contato com a editora, mas eles vão tirar a indicação somente na próxima edição.

Obrigada aos alunos que me avisaram.


Espero a compreensão de cada um pois, infelizmente a internet é um universo amplo de informações, mas nem sempre confiável.


Abraços

Vanessa

sexta-feira, 12 de abril de 2013

ataulidades: tema livre


Tecnologia: O computador como apoio na educação Introdução:
Tornou-se comum o uso da tecnologia no cotidiano, de maneira que, muitas pessoas, não conseguem mais ficar sem utilizá-la. Porém, ela não é acessível a todas as classes econômicas, fazendo com que aumente a desigualdade social.
Na educação não é diferente o computador se faz presente, a busca por informações tornou-se mais rápida e prática. Adaptar uma cultura escolar no mundo ao seu redor é fator principal para favorecer uma educação voltada para o desenvolvimento científico, tecnológico e humano. A educação, na atualidade está sendo direcionada para um tipo de conhecimento que permita independência dos indivíduos.
Hoje a grande dificuldade está em aprender a se adaptar as mudanças que a tecnologia traz no meio escolar que exige mudanças na forma de aprender. Em vista disso, pretende-se enfocar, nesse texto o uso do computador como auxílio na educação.
Influencias da Tecnologia da Educação
Em todo o país existem escolas especializadas no ensino da informática, sendo o computador o principal objeto de estudo em que os alunos ao utilizá-lo de forma funcional passam a conhecer seus programas. Essas escolas não utilizam o computador para fins pedagógicos no sentido de que a informática poderia proporcionar ao aprendizado dos alunos e deixando de aproveitar os meios existentes na tecnologia que também auxiliariam o professor na transmissão de conhecimentos. A finalidade está em apenas aprender a parte técnica do computador.
Segundo Valente (1993): “Para a implantação de recursos tecnológicos de forma eficaz na educação são necessários quatro ingredientes básicos: o computador, o software educativo, o professor capacitado para usar o computador como meio educacional e o aluno”.
Com a inclusão das tecnologias no ambiente escolar emergem novos conceitos. A informática educativa traz uma enorme quantidade de recursos que se utilizados de forma adequada podem propiciar melhoria na aprendizagem dos alunos. A principal preocupação dos pesquisadores com a introdução da informática nas escolas, é o fato de que ela seja uma implantação da modernidade como ocorreu com o telensino, um modo de ensino que não atendeu as expectativas desejadas.
O uso do Computador na Escola
Na informatização escolar, a falta de planejamento atua como principal problema, pois a informática é inserida na escola como uma disciplina que vai ensinar o aluno a usar de forma técnica o computador, sem nenhum vínculo com as outras disciplinas escolares. Enquanto o antigo professor continua na sala de aula com o quadro negro, o giz, a voz e o livro como ferramenta didática.
Assim sendo, o computador como meio educacional trouxe questionamentos em relação à função da escola e do professor, pois, ainda existem preconceitos em relação ao computador como uma nova forma de ensino, devido o papel de professor estar em constante transição.
Porém as máquinas jamais substituirão o professor, mas ele precisa se atualizar no conhecimento de assuntos relacionados a tecnologia e inseri-los na abordagem pedagógica. Essas tecnologias facilitam o trabalho do professor na sala de aula, por exemplo, ele pode utilizar o notebook, o datashow como recurso didático com praticidade, aumentando o interesse dos estudantes ao conteúdo da disciplina.
A aplicação do computador na educação melhora a aprendizagem, devido a quantidade e a qualidade de conhecimentos que o aluno adquire desde o início de sua vida escolar. Entretanto, não são todas as crianças que tem acesso a internet, nem todas as escolas estão equipadas com computadores, e se estão não tem planejamento pedagógico para trabalhar a tecnologia para a educação. Esse instrumento de aprendizagem dentro das salas de aula, traz inovações tecnológicas que podem proporcionar ao aluno uma boa perspectiva de vida profissional.
A internet no sistema escolar precisa, ser analisada e estudada considerando as vantagens que ela proporciona ao aluno, mas também como algo que pode ocasionar problemas com a sua utilização, como é o caso da pedofilia que ocorre através de site de relacionamentos. É o papel de a escola agir nessa questão, pois é lá que o computador deveria ser apresentado e explicado sobre a importância da utilização correta desta tecnologia.
Entretanto falta muita informação em relação ao uso da internet, tanto na educação quanto na vida pessoal dos alunos. É no período escolar que esses fatores deveriam ser esclarecidos, pois é a informação a melhor solução contra os abusos que podem vir a acontecer através da internet muito utilizada pelos estudantes.
Conclusão
Com bases nessas questões, devemos analisar criticamente as repercussões da tecnologia na vida das pessoas, principalmente dos alunos, levando em conta os fatos positivos e negativos. É importante ressaltar o papel da escola em democratizar o acesso as tecnologias existentes, assim promovendo a inclusão sócio-digital. É por através da educação que podemos atravessar fronteiras construindo um mundo melhor, apenas precisamos conciliar nossa educação a tecnologia.
As novas tecnologias estão presentes para atender as necessidades a população e para que haja um desenvolvimento social e crescimento pessoal, precisamos investir em uma educação com qualidade, diante de recursos com novas abordagens pedagógicas com intuito de melhoramentos no sistema educacional.
fonte: http://pt.scribd.com/doc/33982735/texto-tecnologia

Um comentário:

  1. Realmente estamos cada vez mais dependentes do computador, que está presente em quase todos os lugares, seja na rua ou nas casas.
    As escolas também estão adquirindo essa tecnologia, mas não são todas que usam a tecnologia para auxiliar os alunos a aprender as outras matérias, apenas para aprender a usar os editores de texto e de vídeo, e não com o objetivo de vincular isso a outras matérias.

    ResponderExcluir