IMPORTANTE

Turma do 8º ano,

O site indicado no livro de vocês foi hackeado.

NÃO CLIQUEM em nada na página que está aparecendo.

Não entrem mais em sites sugeridos, principalmente esse.

Entrarei em contato com a editora, mas eles vão tirar a indicação somente na próxima edição.

Obrigada aos alunos que me avisaram.


Espero a compreensão de cada um pois, infelizmente a internet é um universo amplo de informações, mas nem sempre confiável.


Abraços

Vanessa

quinta-feira, 4 de abril de 2013

meteoro da russia


Meteoro na Rússia gera interesse e mais relatos de bolas de fogo no céu, dizem astrônomos

Do UOL, em São Paulo
Ampliar

Meteoro explode no céu da Rússia25 fotos

11 / 25
Meteorito é visto sobre o vilarejo de Bolshoe Sidelnikovo, a 50 km deTcheliabinsk (Rússia). A onda de choque decorrente da explosão do meteoro causou ferimentos a quase mil pessoas Leia mais AP/Nadezhda Luchinina, E1.ru
O meteoro que explodiu na sexta-feira passada (15) causou uma violenta onda de choque na região dos Montes Urais, na Rússia, e bastante alvoroço ao redor do globo.
Além da passagem de "raspão" do asteroide 2012 DA 14 a menos de 30 mil quilômetros da Terra, casos de bola de fogo foram reportados em Cuba – moradores da província de Cienfuegos dizem ter visto a queda e a explosão de um corpo celestena última quarta-feira (13) –, nos Estados Unidos  – em que um meteoro "esporádico" cruzou o céu da Califórnia, na sexta-feira (15)  – e até no Rio de Janeiro –  o feixe luminoso que pipocou no You Tube a partir da tarde de domingo (17), no entanto, não foi registrado como um objeto vindo do espaço por observatórios nacionais e pode ter sido confundido com o rastro de fumaça de um avião.
Os astrônomos não têm dúvida em afirmar que os fenômenos com datas tão próximas não passam de coincidência e que são fruto do impacto social do acidente: mais de mil pessoas ficaram feridas na cidade russa de Tcheliabinsk. Mas nem todos os corpos que se chocam com a Terra resistem à pressão da atmosfera e muitos deles se desintegram antes de cair em solo, dificultando que sejam descobertos.

"Foi a primeira vez que houve muitos feridos, por isso o interesse repentino no assunto [para registrar meteoros] ", resume Daniela Lazzaro, pesquisadora titular do Observatório Nacional, ligado ao MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação). "Mas as pessoas se machucaram com os efeitos da onda de choque, que estilhaçou vidros e danificou prédios, e não com o impacto."

2 comentários:

  1. entao a gente ainda esta em perigo com essas bolas de fogo ,temos que tomar cuidado pois a qualquer hora pode cair mais um desse meteoro

    ResponderExcluir
  2. Eu vi essa reportagem e achei muito interessante o que vc colocou.Acho que temos que ficar por dentro desse assunto para que nao tenha um grande risco disso nos acontecer!Também sinto muita pena das pessoas feridas na rússia e de tudo o que foi destruído

    ResponderExcluir